Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

Como funciona

Por que a bússola aponta sempre para o norte?
Isso acontece porque o planeta Terra tem um campo magnético que funciona como se fosse um grande ímã. "É sabido que pólos opostos se atraem; então, quando se coloca uma bússola - que traz um ímã em si - em qualquer local do planeta, o ponteiro que representa o norte aponta para a região cuja polaridade o atrai. Independentemente do local onde a pessoa estiver, tal ponteiro será atraído pelo norte", esclarece o astrônomo e físico Irineu Gomes Varella.
 
Por que o sabonete escorrega?
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Unilever, 70 a 85% do sabonete é constituído de sabão de sódio. Este elemento (utilizado na maioria dos produtos do mercado) é feito a partir de reações de óleos e gorduras com soda cáustica. Como as moléculas destes elementos têm muita viscosidade, os sabonetes se tornam pegajosos e deslizam. A água também contribui, já que dissolve o produto.
 
Por que o sabonete limpa a sujeira?
O sabonete limpa porque altera a tensão superficial da água, emulsificando e suspendendo a sujeira, que sai com mais facilidade durante o enxágüe. Cerca de 80% da composição dos sabonetes em barras é formada por surfactantes (substâncias responsáveis pela limpeza da pele) e os outros 20% são constituídos por água e outras substâncias solúveis.
 
Se você assoprar um copo com leite quente, o líquido esfria só na superfície ou por inteiro?
O copo de leite começa a esfriar pela superfície, que é a parte que está perdendo calor, e somente após algum tempo o líquido fica totalmente frio. "É como soprar uma batata recém-tirada no forno. O exterior pode estar frio, mas ao abrirmos a batata, ela está quente por dentro", explica Cláudio Furukawa, professor de Física da Universidade de São Paulo (USP). O leite perde calor para o ambiente por duas maneiras descritas pela Física. Uma é a convecção, em que as porções de leite de temperaturas diferentes vão trocando de lugar. "O leite mais frio que estava na superfície se torna mais denso e vai para o fundo do copo, enquanto o líquido mais quente sobe, e assim sucessivamente, até que haja um equilíbrio com a temperatura ambiente", afirma Furukawa. Como o leite não tem sua coloração alterada com as mudanças de temperatura, fica difícil ver esse vai-vem. Com os assoprões, o leite também vai esfriando pelo processo de evaporação. É que, ao assoprarmos o copo, retiramos a camada de ar que estava sobre a superfície. "Assim, a pressão diminui e o vapor do leite fica com mais espaço para subir, levando com ele o calor", explica o professor.
 
Como é medida a audiência da TV?
Um dos órgãos que mede a audiência dos programas de TV é o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística ? Ibope. O Ibope mobiliza a população de dez capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Fortaleza, Recife e Salvador. Então, sorteia as residências que irão participar, entra em contato com os moradores (que não recebem nada por isso), e instala um medidor, chamado peoplemeter, nos televisores. À medida que identifica o canal, o aparelho envia um sinal de rádio-frequência à central. Na central, os dados são automaticamente tabulados e transmitidos aos assinantes do Instituto. Via rádio-frequência ou pela internet, as emissoras de TV recebem os dados. Em São Paulo, por exemplo, isso ocorre em tempo real, já que a medição é feita minuto a minuto. Na aferição, um ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado ou região.
 
Como o sabão limpa?
O sabão (ou sabonete) é feito com alguns ingredientes solúveis em água e outros em óleo. A parte solúvel em óleo age primeiro, desprendendo a sujeira da pele (que é oleosa), e deixando os detritos soltos, prontos para que a outra parte do sabão suspenda-os, a fim de que a água carregue-os embora. A espuma que se forma é resultado da ação da água, ar e do corpo.
 
Como os relógios de rua são ajustados para o horário de verão?
Os relógios de rua são oficialmente chamados de ?relógio hora-temperatura da cidade de São Paulo?. Segundo Alexandre Botelho, executivo de contas da Multi-meios, empresa que comercializa os relógios, eles são acertados simultaneamente, via satélite, pelo sistema GPS. De um computador, o responsável ajusta o horário e manda o comando para todos os relógios da cidade.
 
Como são construídos os prédios à prova de terremotos?
O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção. O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios. Assim, o prédio balança por igual durante os tremores. É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair. Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.
 
Do que é feita a cortiça?
A cortiça é a casca do sombreiro, uma árvore nativa de Portugal e Espanha. "A casca demora nove anos para crescer e, quando é retirada, sai em placas que têm de 3 a 4 centímetros de espessura", explica o enófilo Ciro Lilla, autor do livro Introdução ao Mundo do Vinho. Segundo ele, como o sombreiro necessita desse longo período de regeneração para produzir sua casca novamente, a cortiça hoje é quase um material em falta, tanto que a rolha é um dos itens mais caros de uma garrafa de vinho de qualidade. "As melhores rolhas são as inteiriças, cortadas de uma só vez da placa de cortiça, mas há alternativas mais baratas, como o aglomerado de cortiça, feito a partir das aparas das placas", afirma Lilla. Ainda não foi encontrado nenhum material melhor para selar as garrafas de vinho. "A cortiça é um material elástico, que pode sofrer uma certa pressão e se adapta ao gargalo da garrafa. Além disso, ela é levemente porosa e permite uma entrada mínima de ar, que contribui para o envelhecimento do vinho", completa.
 
Como funcionam os prismas, objetos transparentes que mudam de cor quando expostos à luminosidade?
Feitos de vidro, os prismas decompõem a luz branca nas sete cores que ela traz em si - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta -, parecendo gerar raios coloridos. O efeito ocorre pelo seguinte motivo: quando as cores que formam o branco atravessam o vidro de um prisma, cada uma delas sofre um desvio em seu curso; ao voltarem para o ar, os feixes de luz estão separados, seguindo direções distintas entre si. Daí a aparição de raios independentes, de diversas cores.
Como funciona uma usina hidrelétrica e que aparelhos são usados para gerar energia?
A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica. Para isso acontecer, é necessário existir um desnível hidráulico natural ou criado por uma barragem, para captação e condução da água à turbina, situada sempre em nível tão baixo quanto possível em relação a captação. Uma usina hidrelétrica é composta de reservatório, da casa de força e da subestação elevadora. O reservatório é formado pelo represamento das águas do rio, por meio da construção de uma barragem. Na barragem é construído o vertedor da usina, por onde sai o excesso de água do reservatório na época das chuvas. A casa de força é o local onde são instalados os equipamentos que vão produzir a energia. Na subestação elevadora são instalados os transformadores elevadores onde a energia elétrica tem suas características transformadas para melhor transportá-la através das linhas de transmissão. A produção de energia elétrica ocorre em várias etapas. Primeiramente, capta-se água em um reservatório. Então, ela é conduzida sob pressão por tubulações forçadas até a casa de máquinas, onde estão instaladas as turbinas e os geradores. A turbina, sucessora das antigas rodas d?água, é formada por um rotor ligado a um eixo. A pressão da água sobre as pás do rotor da turbina produz um movimento giratório do eixo da turbina, transformando a energia hidráulica em um trabalho mecânico, que por sua vez aciona o gerador. O gerador é um equipamento composto por um eletroímã e por um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo, assim, a eletricidade, levada para o consumidor por meio das linhas de transmissão.
 
Como a cola cola?
A cola provoca um contato íntimo entre as moléculas do material de que ela é composta e aquelas das superfícies a serem coladas, fazendo com que elas fiquem presas por uma força de atração. Normalmente, as superfícies a serem coladas não são totalmente lisas, apresentando saliências. É nesses poros que a substância penetra e permite a adesão entra as moléculas. A cola, também, é formada de polímeros (moléculas grandes formadas pelo agrupamento de outras menores), que são levados aos poros dos objetos por um solvente, que quando evaporado, faz com que a cola seque.
 
Como a grafite é colocada no lápis?
Depois que a mistura de argila e grafite é comprimida e se torna bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.
 
Como funciona a escala Richter?
A escala Richter, que mede a intensidade dos terremotos, foi desenvolvida pelo sismólogo americano Charles Francis Richter e começou a ser usada em 1935. Um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado em uma base de concreto que registra tremores em três direções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.
 
Como funciona a caixa preta?
A caixa preta fica instalda na cauda ou o mais longe possível da cabine do avião, pois na frente normalmente o impacto é maior. O equipamento é composto por duas caixas que podem agüentar um peso de 2,25 toneladas e temperaturas de até 1000°C. Embaixo d’água, pode resistir a até 20 mil pés de profundidade. Dentro desta verdadeira armadura estão dois equipamentos, o Voice Recorder (gravador de voz) e o Fly Data recorder (gravador de dados de vôo). O primeiro grava o som de dentro da cabine. Isso inclui conversas e até o som do motor. O segundo armazena por até 25 horas todas as coordenadas e informações que podem ser usadas para recriar a situação de vôo.


0 comentários:

Postar um comentário