Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

Briga de galo e crime

É uma covardia o que as pessoas fazem com os galos. Usam as aves em brigas para apostar. Ela é praticada em muitos países, inclusive aqui no Brasil, porém em nosso país ela é proibida, sendo considerado um crime.

A rinha de galo é apreciada por muitos homens, que não ligam se o animal morrer, ou ficar bem ferido, o que importa é ser o vencedor e sair com o bolso cheiro de grana. Entretanto, ano passado o estado a rinha foi liberada pelo tribunal de justiças do Mato Grosso.

Existem muitas rinhas clandestinas, porém a policia vem trabalhando para combater esse crime contra os animais. Geralmente uma luta de galos só termina quando um morre. Abaixo vamos disponibilizar algumas palavras muito utilizadas nas rinhas de lutas.

- Botada: Comprimento que os galos fazem, antes da briga.
- Galista: dono dos animais de briga, ou seja, seu criador, preparador, e guiador de brigas.
- Batida: Verificação de cada capacidade da ave, um certo treinamento.
- Tucado: Quando o galo está perdendo a luta, ou seja, quase morrendo.
- Pua: Espora artificial, para que todos não saiam em desvantagem, durante o período da luta.
- Papilheiro: Galo que atinge a papilha, aquela parte vermelha em baixo as cabeça. No queixo.

Bom, se você conhece algum lugar ilegal que pratique esse crime, não pense duas vezes e denuncie, você receberá toda a proteção, além do seu nome não ser divulgado. Então ajude os animais.

16 comentários:

Unknown disse...

Oi..Me chamo Aline e minha mãe sempre criou galinha em casa..Só que nunca vimos isso acontecer,eles estão brigando.São 12 pintos,já estão com 1 mês,mas começaram a brigar...o que devemos fazer?Por favor, me ajude quem puder,pq dá dó de vê-los machucados.Obrigada!

Anônimo disse...

SE VC SOUBESSE UM POUCO SOBRE O GALO DE COMBATENTE NÃO FALARIA EM CRIME EXITE PESSOAS DE BOA INDOLE QUE PAGA SEU IMPOSTOS TRABALHA E CRIA GALOS DE COMBATE DE CRIA-LOS E LEVA-LOS EM RINHA A UMA GRANDE DIFERENÇA AGORAR ME RESPONDE O IBAMA APRENDE E MATA O GALISTA CRIA COM CARINHO EXETO ALGUMA EXEÇOES TEMOS DE DEIXAR DE HIPOCRISIA DOIS HOMENS EM UM VALE TUDO NÃO CRIME MAS DOIS GALOS É ?

Império Negro do Hero disse...

Filho, primeiro procura saber sobre a natureza das aves para depois vc escrever algo que preste e num ficar perdendo seu tempo escrevendo essas bobagens. Crimes é o politico entrar lá para governar e desviar milhões de reais e continua livre, leve e solto por ai se candidatanto a vontade, e nós pagamos impostos e temos o direito de fazer o que quisermos com a nossa vida e isso nem um assunto de desreipeito ao governo pq quem não gosta que fique fora então.

Anônimo disse...

ola tenho algumas aves no sitio , galinhas de briga e um galo ,tenho que matalos pois eles as vezes bicao um ao outro ,pode ser maus tratos ,para a ´policia socorro me ajude

Anônimo disse...

CIDADÃO! DEIXA DE SER MENTIROSO EU TENHO 33 ANOS
HOJE E COMECEI IR P/RINHA COM 10 ANOS E NUNCA OUVI ESSAS PALAVRAS. A VERDADE E Q VC NÃO SABE NADA DE GALOS COMBATENTES E NEM VAI ATRAZ P/SABER.SÓ Q ESSES COMENTARIOS FALSOS FAZ MUITO SUCESSO NO MEIO DO TIPO DE GENTE Q NÃO VER O Q FAZ DE ERRADO E PROCURAR JULGAR O PROXIMO. VCES Q PESSEGUE O GALISMO DEVERIA CUIDAR DOS SEUS FILHOS Q PODE TAR FUMANDO KRAK E TRASANDO COM VIADO P/SUSTENTAR O VICIO ENQUANTO FOFOQUEIROS CUIDA DA VIDA ALEI.
GALISTA SÃO PRESEVADORES DA ESPECIE E QUEM DIZ Q ISSO NÃO É VERDADE? SÓ OS GALISTA Q CRIAM SE DEIXAREM DE CRIAR OS GALOS COMBATENTES DEIXAM DE EXISTIR.

Anônimo disse...

A policia quer preservar mas quando pega mata todos os galos!!!isso é serto ???

Anônimo disse...

ÓIA, NÓIS AQUI DO INTERIOR, NUM BOTA US GALUS PRÁ BRIGÁ NÃO, MAS OS BICHUS BRIGAM SOZINHOS I TEM AQUELE DO RABÃO CUMPRIDO QUE CHEGA NO CHÃO QUE É O PIOR DELES, ELE MATA MERMO UNS OUTRUS, GALOS, É DOUTOR, CONCORDO COM O SINHOR, VAMO PRENDÊ TODOS ESSES GALOS DE BRIGA E EXTERMINAR COM ESSA RAÇÃ POR QUE O BICHO É MAU MESSMO E NÓIS QUE SOMOS TÁO BONZINHO, MAS TAUM BONZINHOS VAMO FICAR SÓ PREOCUPADO EM PRENDER QUEM MEXE COM ESSES BICHOS RUIM E CRUEL.

Anônimo disse...

se tu nao entende merda nenhuma sobre galo de briga vai procura pelo menos aprender escrever iquinorante!!

dams disse...

Ao inves de escrever palavras que não condisem com a realidade doutor.
Porque vc não vai a Brasilia pois estamos em 2011 e os nossos deputados do colarinho branco almentarão mais dois impostos já não basta - se a carga gigantesca e injusta que pagamos. Para vcs tudo é favoravel pois almenta a arrecadação e vcs fazem mais festas seus bando de ipocretas porcos imundos. Ainda o Brasil no amuntuado de lei ainda existe a liberdade de espressão !!!!!!!
Damsa

Anônimo disse...

o galo briga porque e o istinto dele. mais si e proibido tudo bem. e o camarada qui ten um animal que puxa carroça trabalha no arado faz todo serviço do campo depois de velho quando nao tem mais força pra trabalhar e vndido a preço de banana pra algun frigorifico abate lo.cade a associaçao protetora dos animais.

Anônimo disse...

voces do ibama primeiro conheça a raça para depois julga as pessoas galo briga por extinto no rinhadeiro tem regras. voces quando chega no rinhadeiros prende osgalo depois mata.isso esta errado

Anônimo disse...

voces do ibama nao entende do extinto dos galos porque se entendesse nao falava tanta besteira no rinhadeiro tem regras e o galo quando vai por rinhadeiro vai bem tratado e vitaminado .mas quando voces pega eles mata eles voces que sao os vedadeiro exteminador

Anônimo disse...

é um absurdo vcs se divertirem com a dor do animal, eles sangram e ficam lá largados até morrerem infelizmente parece que alguns "animais" não amadurecem ou melhor porque eles não vão lá ficar se bicando, seus troxa.

Anônimo disse...

em ves de brigar os galos podiamos fazer um desfile deles porque a raça do galo indio e muito bonita tenho

Rafael Côrtes disse...

Eu não gosto de MMA (antigo vale tudo). Acho uma imbecilidade sem tamanho, ver que algumas pessoas vibram enquanto outras enriquecem à troca da violência bruta. Podem até chamar de técnica, mas cotovelada na cabeça é um absurdo! Só que no MMA os lutadores têm consciência e podem decidir por si próprios, ou será que são obrigados a lutar? Agora na briga de galos, assim como de Pit Bulls, o que prevalece é a maldade e a ganância humana em sentir prazer ao ver o sofrimento dos animais em luta. Eles podem até ter uma natureza instintiva de brigarem, assim como qualquer espécie briga por comida ou pela fêmea (gatos, cachorros, bodes, alces, leões, etc...). A diferença é que quando estão na natureza brigam se quiserem e quando quiserem, sem falar que se um dos animais não quiser brigar tem a possibilidade da fuga. O que não acontece quando eles são colocados pra brigar num espaço fechado onde o que vale é matar ou morrer! O triste é que a maldade está impregnada na genética dos homens. Não fosse assim, as lutas de Gladiadores na Roma antiga não atrairiam tantas platéias e as torcidas organizadas de futebol também não causariam tantas mortes banais nas ruas brasileiras.

Anônimo disse...

Gente, quem defende esta prática é porque tem um interesse direto no assunto. Rinhas - não só de galos mas de qualquer outro animal - estão proibidas pela lei 9.605 e também pelo art. 225 da CF.

É fático que esta espécie extintivamente precisa lutar, contudo não vejo necessidade da violência empregada na grande maioria destas lutas. Já existem, em lojas especializadas para animais, "luvas" isolantes que impedem que os animais matem uns aos outros, mas por quê ninguém se utiliza delas? Fácil. Porque estão verdadeiramente interessados em uma luta banhada à sangue e golpes mortais.

Ainda para aqueles que vão querer um escape no comparar a prática com lutas humanas como boxe e MMA respondo que nestes casos o ser humano não é obrigado à tal prática visto que possuímos o livre-arbítrio, uma faculdade que concedida apenas à nós e não aos animais. Acho ainda válido ressaltar que, ainda sim, não sou favorável às mesmas.

Natanael Lima

Postar um comentário