Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

Porque bocejamos quando a outra pessoa boceja ?


Ave,
Confessa, você bocejou quando viu a foto ao lado, não é ? Pois é, não só você como a maioria das pessoas (para não dizer todas) sente vontade de bocejar quando vê o próximo bocejando, ou simplesmente quando pensa em um bocejo.

Mas, porque é assim ? Você já parou para se perguntar porque isto ocorre ? Já se perguntou e não sabe a resposta ?

Pois é, os cientistas também não sabem (matei vocês de decepção agora, não foi?). Aliás, este ainda é um grande mistério para as áreas responsáveis pelo estudo do comportamento humano e da neurologia.

Porém, fique tranquilo. Você não é o único a bocejar “em conjunto”. Vertebrados como peixes, crocodilos, cavalos, tartarugas e até os pássaros bocejam.

O bocejo não está ligado necessariamente ao sono ou à vontade de dormir. Algumas teorias explicam que o ato de bocejar é um costume antigo (desde os primórdios da humanidade), o que leva-se a pensar que tal ação seria alguma forma de comunicação entre os primitivos. O fato contagiante seria uma forma de todos transmitirem o retorno àquele que emitiu o bocejo. De acordo com a Wikipédia, temos também algumas explicações (todas não comprovadas oficialmente) que tentam transmitir a real necessidade do bocejo:

* Indicação de cansaço, estresse, excesso de trabalho ou chateação
* Descompressão psicológica após um estado de grande alerta
* Um meio de expressar emoções poderosas como raiva, rejeição, apatia ou tédio

E a origem ? Onde começou tudo isto ? Novamente, de acordo com a Wikipédia, temos as seguintes teorias:

* A primeira diz que o bocejo é causado pelo excesso de dióxido de carbono e falta de oxigênio, que é detectado pelo cérebro, e causa o bocejo como reação a isso
* A segunda diz que o bocejo serve para regular a temperatura corporal
* A terceira diz que o bocejo é causado pelos mesmos neurotransmissores no cérebro que afetam as emoções, o humor, o apetite e outros fenômenos
* A quarta diz que o bocejo é semelhante ao ato de “se esticar”: serve para aumentar a pressão sanguínea e a taxa cardíaca enquanto flexiona os músculos.

Nota: segundo meus cálculos, possivelmente você já deve ter bocejado umas 13 vezes. Se não, veja mais algumas imagens de bocejo e continue o texto :-)
Não quero bocejar

Por se tratar de um comportamento involuntário, é quase impossível segurar um bocejo, por mais que você tente. Pesquisas afirmam que em torno de 60% (eu acho que é mais) se sente contagiado pelo bocejo alheio. E como parar um bocejo ? E como evitar uma bocejada em cadeia? Eis o mistério da humanidade.
O bocejo é uma doença ?

Certamente você vai dizer que não. E realmente não é, mas existe uma doença relacionada com o bocejo e se chama Insônia Familiar Fatal, que tem como um dos sintomas o excesso de bocejos. Segue a descrição da doença, segundo o Último Segundo:

INSÔNIA FAMILIAR FATAL
É uma doença hereditária que progride de forma rápida e, normalmente, aparece a partir dos 50 anos. As características principais são dificuldade para adormecer, na fala, além de tremores, transpiração excessiva, taquicardia e bocejos constantes e profundos.

O bocejo é um ato involuntário, porém é até gostoso. Relaxa, dá mais vida (ou mais sono). Portanto, aproveite para bocejar mais um pouco lendo isto :

UUUUAAAAAAAAAAAHHH !!!


Fonte:http://segu.ir/v9

1 comentários:

Anônimo disse...

e psicologico quando bocejamos ou e un ato de espressar sentimentos

Postar um comentário