Foi nesta segunda feira que a Agencia Espacial Japonesa (Jaxa) tentou lançar o primeiro veiculo deste tipo a sonda lkaros que deve chegar ate Vênus onde será movida apenas por uma espécie de vela que é gerada em movimento quando se choca com os fótons, as partículas que carregam a luz.
Quando ela chegar ao espaço à nave será semelhante a um carretel com a vela toda enrolada, onde ficara girando em algumas semanas todo o tecido o que pode ser comparado a dez vezes mais fino que um fio de cabelo onde se deslocará onde ganhará forma de um quadrado de 14 metros de lado com uma pequena carga útil no centro.
Para conduzir a pipa solar os japoneses tiveram que prepara um sistema que aumente ou diminua a reflexão nas bordas do tecido de modo que ele acelere mais de um lado do que do outro, onde também será levado a bordo um jato propulsor que será movido a gás e energia solar de modo que consiga mudar a trajetória da sonda.
Como ele não terá estrutura o suficiente para agüentar as velas a nave contará com a força de uma centrifuga que modo que faça pressão de dentro para fora para que o tecido se mantenha esticado, onde serão colocados quatro pequenos pesos nas pontas da vela para puxá-la pra fora e então a nave ficará eternamente girando sobre si mesma.
A maior parte da trajetória de lkaros será paralela á da sonda Akatsuki onde analisará toda a atmosfera de Vênus e entrará em orbita neste planeta, contudo a nave girará adiante e dará a volta em torno do sol.
Japão lança nave que será movida pelo sol
Publicado por
Paulo Henrique
às
18:54
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Curiosidades,
Informação
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário