Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

3G: confira um estudo da qualidade do sinal no Brasil



Pesquisa traz alguns dados curiosos sobre a cobertura 3G no país. Quase 1500 voluntários participaram do processo

Você sabe qual é a melhor operadora de telefonia móvel do país? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, já que a qualidade do sinal varia de cidade para cidade e até mesmo de bairro para bairro. Mas foi na tentativa de trazer mais informações pra os brasileiros que o carioca e técnico em informática Gabriel Subtil criou o Sinal3G, um site que utiliza a plataforma do Google Maps para que usuários de pacote de dados em todo o país possam relatar suas experiências com o serviço de forma rápida e gratuita.

Desde o início do ano, Gabriel está encorajando os visitantes do site a responder algumas perguntas como velocidade contratada, estabilidade do sinal e preço cobrado pelo serviço no local onde residem. O resultado foi um banco de dados com informações de mais de 1500 voluntários espalhados por todos os estados do Brasil. 

Apesar de pequena, a amostra conseguiu levantar algumas informações bastante interessantes: 29% dos participantes consideram o sinal 3G ruim onde moram, contra 8% que consideram o sinal muito bom. Apenas 15% dos entrevistados usam o 3G para acessar a internet pelo celular. O restante usa o 3G para conexão no computador, o que pode indicar uma deficiência na rede de banda larga em cidades menores (52% dos participantes não moram nas capitais de seus respectivos estados). 

Você pode conferir a pesquisa completa aqui e relatar suas próprias experiências com o sinal 3G aqui. Muito em breve, o Olhar Digital e o site Sinal 3G farão uma pesquisa ainda mais aprofundada, dando um panorama geral da qualidade da cobertura em todo o Brasil. Você também poderá participar. Fique de olho!

0 comentários:

Postar um comentário