Dois dos maiores ganhos da sociedade brasileira nos últimos 100 anos de fato fora duas Instituições que hoje estão se chocando.
O Ministério Público foi juntamente com O SUS(Sistema ùnico de Saúde) as duas maiores conquistas de um povo oprimido pela Classe Dominante.
O SUS veio com uma proposta muito interessante: o Controle Social como a ferramenta de instalação e adequação num país de dimensões continentais e distorções sociais como o Brasil.Para o aperfeiçoamento dos SUS é preciso que o controle social esteja a frente de toda a politica publica de saúde.
Já o MPU tem como premissa fazer cumprir a Constituição, o que é um grande passo para a efetivação da cidadania.
Como os gestores de saúde em sua maioria são incompetentes, e o controle social é lento em suas ações, o povo socorre ao MPU forçando-o a desequilibrar as contas da saúde e fazendo o papel do controle social.
Nesta interface os grandes laboratórios estão aproveitando a incompetência dos gestores municipais e estaduais, para vender seus produtos em preços exorbitantes, quebrando a universalidade e a integralidades das ações do SUS.
E dentro deste contexto caótico o sistema por sua vêz empurra a população para os médicos privados que estão adorando ver o fim do SUS.
1 comentários:
Olá! A forma como o governo "cuida" da saúde de sua população está cada vez mais decadente!
Venho aqui fazer um desabafo, pois pago alto valor de imposto (já que "caio" na faixa dos 27.5%) e não tenho direito ao mesmo! Isso mesmo, não tenho!
Outro dia minha esposa passou MUITO mal, pensamos até que algo muito grave poderia acontecer, ligamos para SAMU para pedir que mandassem uma ambulância ou ao menos alguma orientação, mas tudo o que a "médica plantonista" (a telefonista disse ter passado para ela) dizia era que ela não deveria estar se sentindo tão mal, que tudo deveria ser somente "muita emoção" que ela teve durante o dia! Minha esposa estava sentindo grande formigamento no peito, na região do coração, começou a sentir o corpo todo formigar e a médica esperava que eu voltasse a dormir (era muito tarde da noite quando isso aconteceu) com ela, pois não se tratava de nada!
Tive que pagar taxi e um hospital particular, custando-nos cerca de R$ 1.000,00!
E para onde foi o dinheiro que eu pago como imposto todos os meses? Se na hora em que eu preciso, eles vão simplesmente "me deixar morrer", por que tenho que pagar tão caro sempre?
Saúde pública está um caos, e para piorar, somos obrigados a pagar caro por isso (e depois, correr para hospital particular...).
Postar um comentário