Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

Mais um estudo aponta: celular não causa câncer

Se você tinha dúvidas sobre a ligação dos aparelhos celulares aos tumores cerebrais, um estudo intitulado “Interphone” concluiu que não há o que temer, embora admita que um estudo mais aprofundado seja necessário, dado o uso cada vez mais intensivos de aparelhos.

A pesquisa foi realizada em 13 países e foi coordenada pela Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer (IARC). Ela analisou 2,708 casos de glioma (que ocorre no tecido cerebral) e 2,409 de meningioma (que ocorre na membrana que recobre o órgão) durante 10 anos.

A conclusão dos pesquisadores foi de que, “em geral, nenhum aumento no risco de gliomas ou meningiomas foi observado com o uso de telefones móveis”. Houve, no entanto, sugestões sobre um aumento do risco de glioma nos níveis mais altos de exposição - mas a existência de erros e problemas de resposta por parte dos pacientes pode impedir uma interpretação causal.

Os resultados do estudo ainda precisam ser analisados por autoridades da área de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros grupos de especialistas. A União Europeia deve também financiar um novo estudo dos riscos de tumores cerebrais, a partir de utilização de celulares durante a infância e adolescência.

0 comentários:

Postar um comentário