Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

Revolução francesa resumo

A França é considerada um país que nunca venceu uma grande batalha pelo mundo sempre participou de grandes guerras, mas já mais se dedicou plenamente a conseguir grandes resultados por isso foi nas costas de outros países que se aliaram a eles para conseguirem alcançar os objetivos. Muitas coisas aconteceram com esse país até que ele se tornasse uma das grandes potências do mundo hoje, um acontecimento muito marcante para a história foi a revolução francesa essa que teve como início o aumento dos impostos que foi feito pelo rei Luis XVI, a França entrou em um grande momento de crise porque os nobres não iriam querer pagar impostos e muito menos o clero, nesse caso sobrou para a terceira classe segurar essa grande “bomba” nas mãos, essa terceira classe era composta por: burguesia grande, média e pequena, pelo sans-culotte, artesãos assalariados, marginais e pelos camponeses. Esses que eram os que menos tinham dinheiro na época precisavam arcar com os pagamentos de impostos exagerados.
Quando os burgueses ficaram sabendo do aumento dos impostos e sabendo que pessoas de sua classe não iriam pagar, resolveram se unir ao povo de terceira classe para conseguir grande quantidade de pessoas para se unirem contra o rei a nobreza e o clero, a regra imposta por eles era a paralisação do trabalho do povo porque eram eles os responsáveis por todos os trabalhos realizados no país, desta maneira a economia ficou estacionada. O lema do grupo formado era igualdade, fraternidade e liberdade.
No dia 17 de julho de 1789 os representantes do terceiro estado se reuniram e se revoltaram com as idéias impostas criando assim a Assembléia Nacional Constituinte, cujo objetivo era fazer uma constituição para a frança. A revolução realmente começou quando a terceira classe invade a bastilha (local onde ficavam presas as pessoas que eram contra a monarquia imposta pelo rei) em 11 de julho de 1789 teve fim toda à monarquia e assim a frança passou a ter seus períodos de economia no auge novamente. Apesar desta data os livros retratam que tudo aconteceu no dia 14 que foi a queda da bastilha, os principais efeitos da revolução francesa foram: a mudança da França feudal para a capitalista e a grande diminuição do poder do clero.

0 comentários:

Postar um comentário