Plantão Policial - Notícias do Sudoeste Goiano

A diferença do Tereré com o Chimarrão

O Tereré é uma bebida feita da erva-mate, com origem guarani. É consumida diariamente por muitos povos, com água gelada, sucos, hortelã, cedron, limão, coco, entre outras substâncias. É mais conhecida na região do Mato Grosso e Mato Grosso do sul.

A erva utilizada no preparo do Tereré tem que ficar de repouso por um período de oito meses em local seco, depois para ser triturada e consumida. Essa erva não entope, o que acontece com o chimarrão.

O recipiente típico do Tereré é a guampa e Bomba. A guampa é a mais utilizada, é fabricado com parte do chifre do boi. Caneca, copos e outros tipos de recipientes também podem ser utilizados. A guampa é utilizada por todos da roda.

Já o Chimarrão é diferente, pois é consumido com água quente, além da erva-mate ser diferente. Pode ter problema com o entupimento. Mais conhecido e apreciado no Rio Grande do Sul, e em outras partes do Brasil.

É consumido em cuiá ou bomba, um pouco diferente do Tereré. É uma bebida muito saborosa, um pouco amarga e doce, vai depender da qualidade da erva.

0 comentários:

Postar um comentário